Fase | Participantes | Nº | Início | Término | |
1 | Pesquisa exploratória | Diretores(as) | 8 | 01/10/2022 | 31/03/2023 |
2 | Pesquisa explicativa | Diretores(as) | 8 | 01/04/2023 | 30/09/2023 |
3 | Pesquisa metodológica | Professores(as) | 16 | 01/10/2023 | 31/03/2024 |
4 | Pesquisa aplicada | Professores(as) | 16 | 01/04/2025 | 30/09/2025 |
Alunos(as) | 240 |
Fase 1 – Pesquisa Exploratória
Duração: 6 meses
Levantamento do desempenho das escolas estaduais envolvidas na pesquisa, com base em avaliações em larga escala do INEP, por meio de pesquisa documental, assim como suas realidades socioeconômicas e culturais, por meio da aplicação de um questionário aos(às) diretores(às) das escolas estaduais dos municípios envolvidos.
Com base nessas informações, produzimos um relatório com abordagem qualiquantitativa sobre tais realidades.
Foram selecionadas duas escolas em cada uma das quatro cidades onde se encontram as universidades envolvidas com esta pesquisa: em Ouro Preto e Mariana (UFOP); em Passos (UEMG); e em Lavras (UFLA).
Assim, foram selecionadas oito escolas estaduais e, portanto, estiveram envolvidos(as) oito diretores(as) de escola, nesse primeiro momento.
Fase 2 – Pesquisa Explicativa
Duração: 6 meses
Mapeamento qualitativo das práticas de ensino (professor/a e de aprendizagem (aluno/a) de linguagem realizadas nas escolas participantes, considerando a participação de, no mínimo, dois/duas professores(as) em cada uma das oito escolas selecionadas.
Utilização de instrumentos híbridos de construção de corpora, tais como relatos de professores(as) e alunos(as), observações em campo, produção de diários etc. Serão espaços constituídos para relatos, escuta, trocas, registros e reflexões sobre as práticas que já acontecem nessas instituições.
Para isso, faremos um investimento interpretativo dos dados qualiquantitativos advindos das diversas fontes (relatos, registros de observações, documentos e questionário) em interface com as bases teóricas que sustentam as temáticas envolvidas, para construir uma espécie de diagnóstico da realidade encontrada.
A atribuição de sentidos aos processos e suas dinâmicas, aos sujeitos envolvidos em uma teia de intercorrências do contexto, às informações numéricas advindas dos documentos constitui um trabalho complexo de cruzamento e análise de informações verbais, visuais e quantitativas que poderá nos indicar algumas das primeiras respostas para o problema investigado.
Fase 3 – Pesquisa Metodológica
Duração: 6 meses
Momentos de diálogo entre os(as) pesquisadores(as) deste projeto e os(as) professores(as) de línguas das escolas participantes, considerando os(as) mesmos(as) professores(as) participantes na fase anterior da pesquisa.
O desafio prático do grupo será a construção dessas estratégias, ou seja, de planejamentos e materiais didáticos, para a aplicação nas escolas. Tais materiais também comporão o acervo de produtos a serem disponibilizados para a sociedade como resultado da pesquisa.
Fase 4 – Pesquisa Aplicada
Duração: 18 meses
Visa à resolução de um problema com a aplicação prática de uma proposta. Esta é, portanto, a finalidade desta última etapa, cujo meio é a pesquisa-ação. Para tanto, lançaremos mão dos instrumentos construídos na etapa metodológica e selecionaremos alguns deles para aplicação nas diversas realidades de sala de aula, que compõem o nosso universo. Todas essas aplicações serão observadas, registradas, relatadas no grupo e serão objeto de reflexões e rearranjos permanentes
Como esse é o momento de observar a prática em sala de aula, estarão envolvidos os(as) professores(as) e os(as) alunos(as) de turmas selecionadas dentro das escolas escolhidas na 1ª fase. Considerando uma turma com média de 30 alunos(as), um(a) professor(a) de Língua Portuguesa por cada escola escolhida, as quais são oito, temos o total de 256 participantes nessa fase da pesquisa.
Assim, o quantitativo final de sujeitos da pesquisa é de, aproximadamente, 280 pessoas e será obtido da seguinte forma: oito escolas e, portanto, oito diretores(as) envolvidos(as) nas fases 1 e 2; mínimo de dois(duas) professores(as) de língua por escola e, portanto, em torno de 16 participantes envolvidos na fase 3; e média de 30 alunos(as) por turma e, portanto, em torno de 240 alunos(as), mais dois(duas) professores(as) por turma e, portanto, 16 professores(as), num total de 256 envolvidos na fase 4.Faremos os registros constantes do processo e dos resultados, buscando divulgar por meio do site do projeto todas as vivências. Entendemos que elas servirão como ações embrionárias de uma ação mais abrangente, que é a idealização deste grupo: uma escola de formação continuada para professores de línguas. Daí o nome do nosso site e do novo projeto: Docência em linguagens: escola mineira de formação continuada.