Sobre o projeto

Motivação 


O projeto é motivado pelo questionamento a respeito de quais práticas pedagógicas podem ser concebidas/desenvolvidas para o aperfeiçoamento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, nas dimensões teóricas e práticas. Para tanto, propõe-se, de forma geral, à ressignificação dessas práticas

Instituições envolvidas 


Coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizado de modo multicêntrico, com a colaboração da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o presente projeto é realizado em escolas onde estão situadas as três instituições envolvidas: Ouro Preto/Mariana Passos e Lavras.

Objetivos


Objetivo Primário:

  • Propor ações diagnósticas e de intervenção pedagógica que possam viabilizar a ressignificação de práticas educativas relacionadas aos multiletramentos em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, no contexto pós-pandêmico.

Objetivos secundários:

  • Conhecer a realidade contextual dos municípios e das escolas participantes do projeto;
  • Compreender os contextos das escolas participantes do projeto e as práticas pedagógicas de multiletramentos nelas realizadas;
  • Construir estratégias de ensino e de aprendizagem de línguas, que sejam apropriadas aos contextos sociais, históricos e culturais das escolas participantes;
  • Vivenciar as estratégias planejadas e refletir sobre os processos e os resultados alcançados, bem como registrar e divulgar o que foi construído.

Duração


A pesquisa será desenvolvida ao longo de 36 meses, entre outubro de 2022 e setembro de 2025, com ações progressivas que demandarão diferentes estratégias metodológicas, organizadas em quatro fases.

Fases


O desenvolvimento dos trabalhos é dividido metodologicamente nas seguintes fases: pesquisa exploratória, explicativa, metodológica e aplicada, convergindo para o encontro entre Pesquisa, Extensão e Ensino.

Participantes 


Integram o projeto 11 pesquisadores(as), professores(as) na Educação Básica e no Ensino Superior. O público-alvo constitui-se de escolas estaduais das quatro cidades participantes, considerando-se, para a seleção, as métricas das avaliações institucionais e as realidades escolares. De cada escola, participam até dois(duas) professores(as) de Língua Portuguesa ou Inglesa do Ensino Fundamental.

Referencial teórico


As perspectivas teóricas que são a base de referência contemplam autores como Rojo (2012, 2015), Kleiman (2007, 2008) e Freire (1987, 1996), cujos pressupostos postulam a centralidade das multissemioses e o hibridismo cultural e composicional das práticas de linguagem na contemporaneidade, a visão das práticas linguísticas como práticas sociais, o desenvolvimento da autonomia de professores e a sistematização de intencionalidades pedagógicas para um exercício reflexivo acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Resultados esperados


Espera-se, de forma geral, com o trabalho desenvolvido, contribuir para a formação continuada dos(as) professores(as) de línguas envolvidos(as) no projeto, com o desenvolvimento do desempenho dos alunos(as) na apropriação dos (multi)letramentos, com a melhoria dos resultados por parte das escolas participantes nas avaliações de larga escala e com a sistematização de estratégias de aproximação universidade-escola de modo cada vez mais colaborativo. 

Financiamento


Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Aprovação ética


Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFOP, por meio do parecer número 6.067.634.

Projeto completo


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Manifesto


Conheça o manifesto elaborado pelo grupo.